Plano para o Desenvolvimento Sustentável da Região Hidrográfica da Baía de Sepetiba
PDS - SEPETIBA
Estado do Rio de Janeiro - BRASIL | 2012

"Não podemos conhecer nada de exterior a nós próprios que nos supere [...]
o universo é o espelho em que podemos contemplar apenas o que aprendemos a conhecer em nós."
Italo Calvino, em Palomar.




OFICINAS PÚBLICAS
As oficinas públicas do PDS-Sepetiba focaram o conhecimento mútuo e o registro das percepções, expectativas e das posturas institucionais a respeito das temáticas de conflito identificadas como prioritárias à articulação pelo Plano.
Por intermédio da avaliação coletiva das problemáticas identificadas no Diagnóstico e das variáveis fundamentais articuladas
na concepção dos Cenários, a realização das Oficinas marcou o início do Processo de Negociação do PDS-Sepetiba, validando-as como instrumento que oferece subsídio para a elaboração de soluções conjuntas e negociadas a problemas de natureza complexa.
Afim de suscitar a imaginação e o debate em relação às problemáticas associadas ao desenvolvimento sustentável, foram elaborados “Cartões Postais de 2040” com a técnica de colagem. Esses postais foram desenhados articulando-se uma fotografia atual da região em preto & branco, sobrepondo-se imagens externas coloridas de intervenções possíveis - ou imaginadas - que representassem ícones de sustentabilidade num horizonte do ano de 2040.
As Oficinas foram organizadas em 2011 e 2012 em conjunto pela Cobrape, SEA e INEA, contando com a participação de diversas entidades.
PROCESSO PARTICIPATIVO:
postais para a baía de sepetiba - 2040